top of page

O que são Nudges?

⚡Os "nudges" são intervenções comportamentais projetadas para guiar sutilmente o comportamento das pessoas, sem impor restrições significativas ou oferecer incentivos tangíveis. Essas intervenções são baseadas na ideia de que pequenas alterações no ambiente ou na apresentação de escolhas (arquitetura da escolha) podem ter um impacto significativo nas decisões humanas.


📖 De acordo com Richard Thaler e Cass Sunstein, um nudge pode ser definido como:

  • "Qualquer aspecto da arquitetura de escolha que altere o comportamento das pessoas de forma previsível (a) sem proibir nenhuma opção e nem (b) alterando significativamente seus incentivos econômicos. Colocar frutas na altura dos olhos conta como um nudge; proibir junk food, não."

O uso eficaz de estratégias nudging supõe uma compreensão profunda do comportamento humano e a aplicação cuidadosa de intervenções que respeitam a liberdade de escolha e a ética. Ao reconhecer a capacidade dos nudges de moldar decisões sem coação, podemos criar ambientes que facilitam escolhas mais saudáveis, éticas e sustentáveis, promovendo uma sociedade mais consciente e resiliente.


 
🔍 Mais informação em:


Thaler, R.H., & Sunstein, C.R. (2009). Nudge: Improving decisions about health, wealth, and happiness. Penguin.


Posts recentes

Ver tudo

O que é a Racionalidade Limitada?

Os trabalhos de Herbert Simon, prêmio Nobel de Economia em 1978, contribuem profundamente para integrar o entendimento das limitações cognitivas enfrentadas no mundo real pelos seres humanos aos model

O que é a Economia Comportamental?

A Economia Comportamental pode ser entendida como um subcampo das Ciências Comportamentais que se concentra especificamente nas decisões econômicas e nos processos de tomada de decisão financeira. Em

O que são as Ciências Comportamentais?

🧠 As Ciências Comportamentais são um campo interdisciplinar que busca entender e explicar o comportamento humano. Elas combinam conhecimentos de diversos campos relacionados como: psicologia, sociolo

2 Comments


Adoraria ter referências de estudiosos Latino Americanos sobre o tema? Você tem boas indicações para compartihar?

Like
Replying to

Obrigado pelo comentário! Difícil indicar um/a só 🤗. Seguem alguns pesquisadores e suas respectivas linhas de pesquisa:


  • Lichand, G., Serdeira, A. D. P., & Rizardi, B. (2022). Insights comportamentais para o diagnóstico e desenho de políticas públicas.

  • Muramatsu, R. (2020). Microfinanças e comportamento financeiro dos pobres: Algumas contribuições da economia comportamental. Brazilian Journal of Development, 6(5), 27275-27294.

  • Campos Filho, A. C., Sigora, J., & Bonduki, M. (2020). Ciências comportamentais e políticas públicas: o uso do SIMPLES MENTE em projetos de inovação.

  • Chague, F., & Giovannetti, B. (2020). É possível viver de day-trade em ações?. Brazilian Review of Finance, 18(3), 1-4.

  • Para mais estudos LatAm: Página do BID en español

Like
bottom of page