top of page

O que são Insights Comportamentais?


🧠 Os insights comportamentais são como chaves que nos ajudam a desvendar e entender as complexidades do comportamento humano, oferecendo um modo de olhar valioso para quem busca compreender a si mesmo e aos outros de maneira mais profunda.


📝 Segundo a OCDE, podemos definir os insights comportamentais como:


  • “Uma abordagem indutiva para informar os formuladores de políticas sobre os comportamentos humanos que impulsionam os resultados econômicos e sociais. Através de experimentos e testes pilotos, ela combina percepções da psicologia, da ciência cognitiva e da ciência social com resultados testados empiricamente para descobrir como os seres humanos realmente fazem escolhas.”


📘 Na mesma linha, a Organização das Nações Unidas define que:


  • “Os insights comportamentais se baseiam em diversas disciplinas, como psicologia, economia comportamental e neurociência, para entender e explicar o comportamento humano e a tomada de decisões. As pesquisas em ciência comportamental - sobre como as pessoas tomam decisões e agem de acordo com elas, como pensam, influenciam e se relacionam umas com as outras e como desenvolvem crenças e atitudes - podem aumentar a eficácia não apenas das intervenções programáticas, mas também do desempenho organizacional geral.”


📖 No livro "Behavioral Insights", Michael Hallsworth e Elspeth Kirkman resumem a definição em:


  • “A abordagem de insights comportamentais utiliza evidências dos fatores conscientes e não conscientes do comportamento humano para tratar de questões práticas."

  • "A abordagem de insights comportamentais talvez seja melhor compreendida como uma lente por meio da qual vemos políticas, programas e serviços - e que nos permite introduzir novas opções, aprimorar as existentes e reavaliar as atividades atuais.”


Compreender insights comportamentais não é apenas fascinante, mas também tem implicações práticas. Pode ser aplicado em diversas áreas, desde o design de produtos, campanhas de marketing até políticas públicas. Ao desvendar os mistérios do comportamento humano, podemos criar ambientes mais adaptáveis, serviços mais personalizados e promover mudanças positivas em escala individual e também na sociedade.


 
🔍 Mais informação em:

Hallsworth, M., & Kirkman, E. (2020). Behavioral insights. MIT Press.

Posts recentes

Ver tudo

O que é a Racionalidade Limitada?

Os trabalhos de Herbert Simon, prêmio Nobel de Economia em 1978, contribuem profundamente para integrar o entendimento das limitações cognitivas enfrentadas no mundo real pelos seres humanos aos model

O que são Nudges?

⚡Os "nudges" são intervenções comportamentais projetadas para guiar sutilmente o comportamento das pessoas, sem impor restrições significativas ou oferecer incentivos tangíveis. Essas intervenções são

O que é a Economia Comportamental?

A Economia Comportamental pode ser entendida como um subcampo das Ciências Comportamentais que se concentra especificamente nas decisões econômicas e nos processos de tomada de decisão financeira. Em

留言


bottom of page