Crédito: Fatura de Cartão e Dívidas
📝 Intro
Muitas são as tentações relacionadas ao consumo imediato que podem acabar gerando um excesso de dívida e dificuldade de pagamento. Insights Comportamentais ajudam a gerar um melhor bem-estar financeiro pois nos possibilita entender que:
As pessoas tendem a priorizar recompensas imediatas em detrimento de benefícios futuros, ou seja, podem preferir gastar seu dinheiro no curto prazo em vez de destiná-lo para pagar os saldos em aberto que gerariam um maior bem-estar no longo prazo (Viés do Presente).
Podem assumir mais dívidas do que podem gerenciar pois superestimam que sua situação financeira melhorará no futuro (Viés de Otimismo).
Pode haver preferência por pagar dívidas menores com juros mais altos em vez de atacar saldos maiores com taxas de juros mais baixas (por causa da Aversão a Perdas). Essa abordagem pode não ser a mais eficiente financeiramente embora possa facilitar a gestão das dívidas.
💡Ideias
Estratégias comportamentais podem ser ferramentas eficazes para abordar esses vieses, incentivando o pré-compromisso, fornecendo feedback visual, alterando as opções padrão, orientando a tomada de decisões e apresentando informações salientes (em destaque). Aproveitando esses insights comportamentais, os indivíduos podem tomar decisões mais informadas e financeiramente responsáveis ao gerenciar suas dívidas de cartão de crédito por exemplo. Dentro de hipóteses comportamentais, podem-se testar:
Estratégias de Pré-Compromisso: Intervenções comportamentais podem incentivar os indivíduos a se comprometerem a pagar dívidas, através de transferências automáticas ou criando um orçamento personalizado. Ao fazer um compromisso quando sua força de vontade está forte, é menos provável que sucumbam ao viés do presente.
Feedback Visual: Fornecer representações visuais do progresso na redução da dívida pode motivar as pessoas a agir. Elementos como barras de progresso ou gráficos intuitivos que exibem o saldo decrescente, podem combater o viés de otimismo.
Opções Padrão: Alterar as opções padrão para sugerir pagamentos superiores ao mínimo pode abordar o viés da inércia. Isso incentiva as pessoas a pagar mais do que o mínimo, reduzindo a dívida mais rapidamente.
Saliência da Informação: Apresentar informações claras e concisas sobre as potenciais consequências a longo prazo de fazer apenas pagamentos mínimos pode combater o viés de ancoragem. Isso ajuda as pessoas a compreenderem melhor o verdadeiro custo de suas dívidas de cartão de crédito ao longo do tempo.
📖 Para saber mais:
Barboni, G., Cárdenas, J. C., & de Roux, N. (2022). Behavioral messages and debt repayment. Documento CEDE, (22). Stewart, N. (2009). The cost of anchoring on credit-card minimum repayments. Psychological science, 20(1), 39-41.
Quer que seu projeto
apareça aqui?
Conte pra gente!