top of page

Completando tarefas no dia a dia

📝 Intro

Por que algumas vezes enfrentamos dificuldades para completar nossas tarefas no dia a dia? Será que é porque não começamos ou porque não conseguimos terminar? Hoje, existem várias estratégias baseadas nas Ciências Comportamentais que podem ajudar as pessoas dentro e fora do ambiente de trabalho a concluírem suas tarefas de forma mais eficaz e ágil.


💡Ideias

Como abordagens interessantes para incentivar a conclusão de tarefas, pode ser interessante:


  • Dividir Grandes Tarefas: Comece decompondo tarefas complexas ou de grande escala em partes menores e mais gerenciáveis (Chuncking). Isso torna o processo menos intimidador e permite focar em uma etapa de cada vez, o que pode aumentar a sensação de progresso e motivação.


  • Estabelecer Metas e Prazos Claros: Definir objetivos específicos e prazos realistas para cada parte da tarefa pode servir como um guia e motivador para a ação. Nesse ponto há que lutar com a "Falácia do Planejamento". As recompensas ao atingir essas metas menores podem ser uma excelente forma de manter o entusiasmo e o foco. E o mais importante: não invente prazos que você sabe que não são possíveis apenas para evitar começar já uma tarefa!


  • Preparar um Ambiente Adequado: Organize seu espaço de trabalho para minimizar distrações e facilitar a concentração. Isso pode incluir medidas como manter um local de trabalho limpo, usar fones de ouvido ou aplicativos que limitam o acesso a sites distrativos, como aqueles que nos levam a barra de rolagem infinita.


  • Fornecer Suporte Adequado: Assegure-se de que todos os recursos necessários estejam disponíveis e seja proativo em oferecer suporte emocional e técnico para você ou outra pessoa de maneira que não exija esforço cognitivo. Isso pode envolver estabelecer um sistema de apoio entre colegas, agendar check-ins regulares, usar um aplicativo para concentração ou fornecer acesso a ferramentas que facilitem a conclusão das tarefas.


  • Celebrar Conquistas: Faça um esforço consciente para reconhecer e comemorar cada conquista, não importa quão pequena. Isso pode ajudar a construir uma cultura de apreciação e aprendizado contínuo, onde você e os membros da equipe se sentem valorizados e motivados a continuar progredindo.


Ajuste as Estratégias conforme Necessário: 


Em resumo, ao adotar abordagens baseadas nas Ciências Comportamentais, como a divisão de tarefas, estabelecimento de metas claras, criação de um ambiente propício, oferta de suporte e celebração de conquistas, é possível incentivar as pessoas a completarem suas tarefas de forma mais consistente e satisfatória, focando nos comportamentos reais, sem medo de não cumpri-los!


Esse texto contou com a valiosa colaboração de Caio Cruz, administrador público e que faz parte do time da CLOO Behavioral Insights Unit, além de ser membro do Behavioral Change Initiative (BCI).

 
📖 Para saber mais:

  • Tontrup, S., & Sprigman, C. J. (2022). Self‐nudging contracts and the positive effects of autonomy—Analyzing the prospect of behavioral self‐management. Journal of Empirical Legal Studies, 19(3), 594-676.

  • Amojo, I. (2021). Working from Home During a Pandemic Crisis: The Potential of Conversation-Driven Nudges to Manage Work and Non-Work Domain Boundaries. In PACIS (p. 224).


  • Ariely, D., & Wertenbroch, K. (2002). Procrastination, deadlines, and performance: Self-control by precommitment. Psychological science, 13(3), 219-224.

  • Felkey, A. J., Dziadula, E., & Chiang, E. P. (2023). Microcommitments: Mitigating procrastination with more than a nudge. Southern Economic Journal, 90(2), 497-509.




Quer compartilhar 
algum projeto?

Entre entre em contato

Fique de olho na sua caixa de entrada!
Mundo Comportamental - Banner em pé.png
bottom of page