top of page

Como Pais podem ajudar nos Hábitos de Leitura?

📝 Intro

Estratégias baseadas nas Ciências Comportamentais têm sido aplicados em todo o mundo para promover o maior envolvimento dos pais e das mães na educação de seus filhos e também a fim de consolidar os hábitos de leitura em casa.


💡Ideias

Como caminhos interessantes para estratégias nesse sentido, temos:


  • Mensagens Personalizadas: Comunicações personalizadas para pais, mães ou responsáveis, lembrando-os da importância de se envolverem ativamente na educação de seus filhos. Essas mensagens destacam como o apoio pode influenciar positivamente o desempenho congitivo, de imaginação e acadêmico das crianças.


  • Programas de Leitura em Família: Muitos países implementam programas que fornecem livros e recursos de leitura para as famílias, enfatizando a relevância da leitura em casa e como essa prática pode enriquecer a vida das crianças. Estratégias também promovem a criação de ambientes propícios à leitura em casa. Eles sugerem práticas como a criação de espaços confortáveis e a disponibilização de uma variedade de livros em locais acessíveis e em momentos oportunos para as crianças.


  • Reconhecimento e Premiações: iniciativas podem utilizar sistemas de reconhecimento e premiações para as famílias que demonstram um forte envolvimento na educação de seus filhos. Essas recompensas, sejam elas sociais ou simbólicas, podem incentivar os responsáveis a se dedicarem mais ativamente ao aprendizado de seus filhos.


  • Suporte a Pais e Mães: Além disso, intervenções comportamentais podem auxiliar na comunicação eficaz entre as escolas e os pais e as mães, fornecendo informações claras sobre o progresso acadêmico das crianças e como os responsáveis podem contribuir positivamente em situações específicas. Essa comunicação ajuda a construir parcerias sólidas entre as escolas e as famílias.


Em resumo, ao reconhecer a importância do papel dos pais e das mães no desenvolvimento educacional das crianças e ao fornecer orientações claras e motivacionais, pequenos nudges podem ajudar em um maior envolvimento da rede de apoio familiar, pais e mães, para a consolidação dos hábitos de leitura e de um ambiente propício ao aprendizado em casa.


 
📖 Para saber mais:

Quer compartilhar 
algum projeto?

Entre entre em contato

Fique de olho na sua caixa de entrada!
Mundo Comportamental - Banner em pé.png
bottom of page