
Seguros: ganha-ganha para Seguradoras e Segurados.
📝 Intro
A estratégia comportamental desempenha um papel crucial no setor de Seguros.
Existem diversas situações que podem gerar barreiras comportamentais ligadas a vieses cognitivos. O exercício de geração de hipóteses comportamentais que sejam testáveis ajuda no desenvolvimento do pensamento científico nesse setor. Podemos considerar por exemplo:
Segurados podem subestimar riscos menos comuns devido à falta de exposição a eles, levando a escolhas inadequadas de cobertura (Viés da Disponibilidade)
Podem evitar a compra de seguros específicos importantes, devido a custos imediatos percebidos, mesmo que a longo prazo isso aumente o risco de impacto nas suas finanças (Viés de Omissão).
Podem acreditar que acidentes ou eventos adversos não acontecerão com elas, levando à subestimação de riscos e à não aquisição de seguro adequado (Viés do Otimismo).
O valor inicialmente proposto para um prêmio de seguro pode servir como âncora, influenciando a percepção dos segurados sobre o que é considerado um preço justo (Ancoragem).
💡Ideias
Ao personalizar as estratégias de comunicação, oferecer descontos em prêmios e fornecer feedback em tempo real por exemplo, pode-se ajudar os segurados a tomar decisões mais informadas e gerenciar riscos de maneira mais eficaz. Isso resulta em benefícios tanto para os segurados quanto para as seguradoras, ao reduzir riscos e prejuízos.
📖 Para saber mais:
Quer que seu projeto
apareça aqui?
Conte pra gente!
