top of page

Seguros: ganha-ganha para Seguradoras e Segurados.

📝 Intro

A estratégia comportamental desempenha um papel crucial no setor de Seguros. Existem diversas situações que podem gerar barreiras comportamentais ligadas a vieses cognitivos. O exercício de geração de hipóteses comportamentais que sejam testáveis ajuda no desenvolvimento do pensamento científico nesse setor. Podemos considerar por exemplo:

  • Segurados podem subestimar riscos menos comuns devido à falta de exposição a eles, levando a escolhas inadequadas de cobertura (Viés da Disponibilidade)


  • Podem evitar a compra de seguros específicos importantes, devido a custos imediatos percebidos, mesmo que a longo prazo isso aumente o risco de impacto nas suas finanças (Viés de Omissão).


  • Podem acreditar que acidentes ou eventos adversos não acontecerão com elas, levando à subestimação de riscos e à não aquisição de seguro adequado (Viés do Otimismo).


  • O valor inicialmente proposto para um prêmio de seguro pode servir como âncora, influenciando a percepção dos segurados sobre o que é considerado um preço justo (Ancoragem).


💡Ideias

Ao personalizar as estratégias de comunicação, oferecer descontos em prêmios e fornecer feedback em tempo real por exemplo, pode-se ajudar os segurados a tomar decisões mais informadas e gerenciar riscos de maneira mais eficaz. Isso resulta em benefícios tanto para os segurados quanto para as seguradoras, ao reduzir riscos e prejuízos.

 
📖 Para saber mais:

Quer compartilhar 
algum projeto?

Entre entre em contato

Fique de olho na sua caixa de entrada!
Mundo Comportamental - Banner em pé.png
bottom of page