top of page

Mais estudantes na Universidade

📝 Intro

Sabemos que muitas podem ser as barreiras que impedem o ingresso de estudantes no Ensino Superior. Durante o Ensino Médio, estudantes e suas famílias podem enfrentar dificuldades financeiras, indecisão sobre carreiras específicas e falta de informações claras sobre processos de matrículas e disponibilidade de bolsas de estudo.


💡Ideias

Experimentos baseados nas Ciências Comportamentais para promover uma maior inscrição de estudantes nas universidades têm sido vistos por meio de:


  • Simplificação do Processo de Inscrição: Para superar a procrastinação e a complexidade, universidades têm buscado simplificar o processo de inscrição. Isso inclui a eliminação de etapas desnecessárias, tornando as informações claras e acessíveis e oferecendo suporte prático, como assistência na preparação de documentos.


  • Mensagens Motivacionais: Nudges têm sido empregados através do envio de mensagens motivacionais personalizadas aos candidatos, destacando os benefícios da educação superior, o impacto positivo no futuro e a realização de metas pessoais e familiares.


  • Assistência Financeira: A divulgação de informações sobre opções de assistência financeira, como bolsas de estudo, empréstimos com taxas de juros baixas e planos de pagamento flexíveis, ajuda a superar barreiras econômicas e a sobrecarga cognitiva para analisar diversas informações em pouco tempo, tornando o acesso à educação superior mais acessível.


  • Prazos e Alertas: Estabelecer prazos para inscrições e fornecer alertas regulares sobre datas críticas auxilia no combate ao viés da procrastinação, incentivando os candidatos a iniciarem o processo de inscrição com antecedência.


Ao utilizar essas abordagens, as instituições de ensino podem tornar o acesso à educação superior mais inclusivo e motivar mais estudantes a buscar oportunidades de estudo conectadas às suas necessidades e desejos.


 
📖 Para saber mais:

Quer compartilhar 
algum projeto?

Entre entre em contato

Fique de olho na sua caixa de entrada!
Mundo Comportamental - Banner em pé.png
bottom of page